Cobertura do Grupo Bagaceira Elitizada

Blog criado pelo grupo Dióxidos, alunos do primeiro semestre de Engenharia Química da turma MR02, com o intuito de mostrar os resultados do acompanhamento do Projeto Acadêmico Interdisciplinar (PAI) do grupo Bagaceira Elitizada (terceiro semestre).

Tema e Objetivo

TEMA

O grupo Bagaceira Elitizada expõe uma dinâmica simples e eficiente da produção do bioetanol de segunda geração através do bagaço da cana de açúcar. No desenvolvimento do projeto o grupo pretende apresentar o total aproveitamento da cana de açúcar, visto que muitas vezes o etanol é produzido apenas até a primeira geração. O grupo vem com uma proposta do aproveitamento do bagaço que resta após a produção na primeira geração. Eles afirmam que este bagaço pode ser aproveitado de forma semelhante ao da cana quando está em perfeito estado, o nome do processo de aproveitamento do bagaço chama-se segunda geração da produção do etanol. O grupo também visa um ciclo natural do plantio que abrange a área ambiental ligada a economia e ao social, que é vista como a geração de emprego - principalmente no meio rural - e como a diminuição dos custos.




MOTIVOS QUE LEVARAM A EQUIPE "BAGACEIRA ELITIZADA" A ESCOLHER ESTE TEMA

Ao início do projeto, nós da equipe Dióxidos perguntamos a equipe Bagaceira Elitizada quais foram os motivos que levaram o grupo a escolher este tema. De acordo com Bruno Militão, um dos integrantes da equipe, o grupo escolheu o tema pois acredita na multiplicação da produção de etanol, no desenvolvimento sustentável e na independência de combustíveis fósseis. A multiplicação da produção vem do fato que ao aproveitar o bagaço da cana-de-açúcar, como se estivesse produzindo uma mesma quantidade duas vezes de uma mesma cana. Com isso, o gasto da matéria prima se torna muito menor, ajudando no desenvolvimento sustentável e na eficácia da produção. O desprendimento da necessidade do uso de combustíveis fósseis também faz parte das influências da equipe. Esses tipos de combustíveis não são renováveis, fornecendo um risco futuro para a humanidade, caso continue tão dependente do mesmo. A Bagaceira Elitizada baseando-se nesses conceitos tomaram a iniciativa de lançar o projeto. 



Biocombustível através do bagaço da cana



OBJETIVO

Os objetivos gerais da equipe Bagaceira Elitizada são:
  •  Produção do bioetanol de segunda geração, a partir do bagaço da cana-de-açúcar;
  •  Sugerir um reator simples, que tornaria o processo de produção do bioetanol mais eficiente;
  •  Avaliar o impacto socioeconômico e ambiental com a introdução do bioetanol de segunda geração adicionado a matriz energética sucroalcooleira


Os objetivos específicos são:
  •  Pré-tratar o bagaço da cana, através da hidrólise básica.
  •  Quebrar a celulose em açúcares fermentáveis, a partir da hidrólise ácida.
  •  Fermentar os açúcares fermentáveis, a fim de produzir etanol.

  •  Destilar o produto da fermentação, para separar o etanol dos demais compostos.

  •  Analisar a amostra produzida, a fim de verificar a presença de etanol, através de uma reação com a solução sulfocromática (teste do bafômetro).


Nenhum comentário:

Postar um comentário