Cobertura do Grupo Bagaceira Elitizada

Blog criado pelo grupo Dióxidos, alunos do primeiro semestre de Engenharia Química da turma MR02, com o intuito de mostrar os resultados do acompanhamento do Projeto Acadêmico Interdisciplinar (PAI) do grupo Bagaceira Elitizada (terceiro semestre).

Curiosidades

PRODUÇÃO DO BIOETANOL DE SEGUNDA GERAÇÃO

O mundo se depara atualmente com a perspectiva de um significativo aumento na demanda por etanol. Para evitar que haja o limite da oferta ou a competição pelo uso da terra para a geração de energia e produção de alimentos, especialmente em locais que não dispõem de clima favorável ou extensão territorial para cultivo, torna-se necessário investir no desenvolvimento de tecnologias de segunda geração de produção de etanol. Este representa um subproduto do processo de produção do açúcar e do etanol, que reduz o preço no orçamento final da produção. No entanto, esta produção tem obstáculos, pois, é feita a partir do pré-tratamento do açúcar na celulose, o que é algo bastante difícil. Além disso, fisicamente, precisa-se de ferramentas que são chamadas de enzimas (proteínas) para terminarem com o processo de produção de açúcar e glicose, que são constituinte da celulose. Ao término deste processo, coloca-se o açúcar em um novo processo para as leveduras produzirem o etanol celulósico através do bagaço da cana-de-açúcar. Essa nova geração representa uma alternativa para o uso energético da biomassa, apresentando vantagens ambientais e econômicas, por ser o etanol produzido a partir de lignocelulose, presente em resíduos de origem vegetal. A produção de etanol da lignocelulose é feita com tecnologias ainda em fase de aperfeiçoamento.

















Abaixo temos um vídeo onde Marcos Buckeridge, diretor científico do CTBE, explica o processo tecnológico de produção do etanol brasileiro e as pesquisas que estão sendo desenvolvidas para aprimorar o biocombustível nacional:






BENEFÍCIOS DA SUSTENTABILIDADE


A adoção de ações de sustentabilidade garantem a médio e longo prazo um planeta em boas condições para o desenvolvimento das diversas formas de vida, inclusive a humana. Garante os recursos naturais necessários para as próximas gerações, possibilitando a manutenção dos recursos naturais (florestas, matas, rios, lagos, oceanos) e garantindo uma boa qualidade de vida para as futuras gerações.No caso do bagaço da cana de açúcar, além de promover uma economia no desmatamento de canaviais, gera uma energia renovável de extrema importância para uma ação sustentável.











ENERGIA RENOVÁVEL


Energia renovável é aquela originária de fontes naturais que possuem a capacidade de regeneração (renovação), ou seja, não se esgotam. Como exemplos de energia renovável, podemos citar: energia solar, energia eólica (dos ventos), energia hidráulica (dos rios), biomassa (matéria orgânica), geotérmica (calor interno da Terra) e mareomotriz (das ondas de mares e oceanos). Ao contrário dos combustíveis não-renováveis (como os de origem fóssil, por exemplo), as fontes de energias renováveis, no geral, causam um pequeno impacto (poluição, desmatamento) ao meio ambiente. Portanto, são excelentes alternativas ao sistema energético tradicional, principalmente numa situação de luta contra a poluição atmosférica e o aquecimento global.



Nenhum comentário:

Postar um comentário